A Cinemateca de Curitiba tem como atribuições a preservação da memória cinematográfica, a pesquisa e documentação, a formação e a difusão do cinema de arte.

Possui um rico acervo de filmes (suportes em película, vídeo e dvd), além de biblioteca especializada em cinema, banco de dados, materiais e componentes cinematográficos, cartazes, equipamentos antigos, câmeras, projetores (parte destes em exposição permanente), que estão disponíveis para pesquisas, consultas e visitas.

Cinemateca Curitiba

A Cinemateca também oferece cursos de cinema e uma vasta programação de filmes, com sessões diárias à tarde e à noite, lançamentos com o melhor da cinematografia mundial, nacional e local, mostras, retrospectivas, seminários, palestras, debates e encontros. A Cinemateca se destaca também pelo trabalho de prospecção e preservação do cinema do Paraná – da fase pioneira à atual – e na revelação de novos cineastas.

Criada em abril de 1975, no antigo Museu Guido Viaro, a Cinemateca de Curitiba foi responsável pela formação de uma geração de cinéfilos e cineastas na cidade. Um dos trabalhos que deu projeção nacional à Cinemateca foi o de pesquisa e recuperação de filmes antigos, permitindo resgatar os primeiros filmes paranaenses. A nova sede da Cinemateca, com espaço adequado ao acervo de filmes e à documentação para pesquisa, bem como melhores condições para as mostras de cinema, foi inaugurada em 22 de abril de 1998. As instalações definitivas consolidaram a Cinemateca de Curitiba como uma referência para os amantes do cinema. No início de 2007, passou por uma reforma, com a restauração do prédio, a aquisição de novos equipamentos e a melhorias dos já existentes.

Cinema Curitiba

A história do cinema curitibano é caracterizada pela sua inconstância e por alternar períodos de cadência intensa com outros de completa inatividade. O primeiro filme projetado em Curitiba foi em 1897, pouco após a invenção do cinematógrafo pelos Irmãos Lumière. No entanto, até 1930, a história do cinema da cidade se limitou às iniciativas isoladas de apenas três curitibanos: Annibal Requião (que filmou em Curitiba entre 1907 e 1912), João Baptista Groff e Arthur Rogge.





Na década de 1960, surgiram os primeiros filmes do cineasta Sylvio Back, ligado ao cineclubismo e à crítica cinematográfica e que adquiriria notoriedade em todo o país nas décadas subsequentes (com películas como Lance maior e Aleluia, Gretchen), produzindo até os dias atuais. Já na década de 1970, surgiu a Cinemateca do Museu Guido Viaro, responsável por relativa movimentação do cenário cinematográfico curitibano e pela descoberta de novos talentos locais, notadamente o cineasta Fernando Severo, também na ativa até os dias atuais. Posteriormente, surgiu uma tendência, na cena local, a produção de documentários, normalmente denuncistas ou atrelados a certos posicionamentos ideológicos. Nesse contexto, destacam-se os trabalhos de Frederico Fullgraf (com atividades habitualmente relacionadas com a ecologia) e Sérgio Bianchi.

Cinemateca Curitiba Cursos

Acesse o site e confira a agenda de cursos do ano todo. Se programe e não perca as inscrições.

Horário de Funcionamento Cinemateca em Curitiba

  • Terça a Sexta das 09h às 12h e 14h às 22h  / Sábado e Domingo das 14h às 22h

Endereço e Telefone Cinemateca em Curitiba

  • Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco – Curitiba – PR
  • Telefone: (41) 3321-3252

Outras informações e site

Mapa de localização