Fundado em 02 de agosto de 1958, o Mercado Municipal  de Curitiba é o principal e mais tradicional endereço para compras de Curitiba.

Nas bancas de hortigranjeiros,  nas lojas de delicatessens e setor orgânico, o consumidor encontra produtos como: bebidas, queijos e vinhos de diversas procedências, ervas medicinais, temperos e especiarias, iguarias, conservas, pescados, embutidos, carnes exóticas e com cortes especiais. Além também de produtos de decoração, utensílios domésticos, produtos de limpeza, armarinhos, presentes, entre outros.

Mercado Municipal de Curitiba

Pode-se curtir momentos agradáveis nos restaurantes étnicos na praça da alimentação, onde é ponto de encontro dos curitibanos de diversas gerações e ainda, participar de eventos realizados regularmente dentro do Mercado.

Mercado Municipal de Curitiba História

O primeiro mercado público da cidade de Curitiba surgiu em 1864, no antigo Largo da Ponte em um imóvel de propriedade do governo da província do Paraná e localizado numa construção ao lado do Rio do Ivo. O mercado era popularmente chamado de Mercado dos Quartinhos. Em 1869, o governo requisitou a desocupação do imóvel e assim o mercado desapareceu por quatro anos até que em 1873, no dia do aniversário de emancipação do Paraná, foi lançada a pedra fundamental para a construção no novo “Mercado”, agora localizado no Largo da Cadeia. Em 11 de outubro de 1874 foi inaugurado o novo Mercado Municipal de Curitiba. Em 1890 o Largo da Cadeia é rebatizado para Largo do Mercado.

Em 1912 o Mercado Municipal foi fechado e demolido em 1914 para dar lugar ao Paço Municipal e assim o mercado é transferido, provisoriamente, para o Largo da Nogueira. Em 1915, nova transferência, agora para um imóvel em estilo Chalet, no Batel. Este imóvel ficava onde é hoje a Praça Theodoro Bayma. Neste endereço o Mercado Municipal ficou até 1937, quando foi demolido e novamente os curitibanos ficaram sem um entreposto fixo para a compra de víveres.

Com a execução do projeto Agache, é planejado para a cidade um lugar específico para o Mercado Municipal, porém, a execução não saiu do papel e neste meio tempo a prefeitura regulamentou as feiras livres e assim os hortifrutigranjeiros percorriam os bairros da capital para a venda dos seus produtos. Cada dia da semana era em uma diferente região.

Nei Braga, quando eleito prefeito da cidade em 1954, aprovou a Lei N° 1.136/1955 que determina a construção do “novo” Mercado Municipal de Curitiba e entre maio de 1956 e julho de 1958 o projeto do engenheiro Saul Raiz é executado em um terreno em frente às oficinas da antiga Rede Ferroviária e finalmente em 2 de agosto de 1958 ocorreu a inauguração, definitiva, do “Mercado”. Em 2010 houve uma reforma e ampliação do local, agora ocupando toda a quadra entre a Avenida Sete de Setembro e a Avenida Presidente Affonso Camargo.

Mercado Municipal de Curitiba Lojas

No site do Mercado você pode encontrar a lista completa das lojas presentes no local.

Horário de Funcionamento Mercado Municipal de Curitiba

  • Terça a Sábado das 7h às 18h /Domingo das 07h às 13h / Segunda das 07h às 14h

Endereço e Telefone Mercado Municipal de Curitiba

  • Av. Sete de Setembro, 1865 – Centro – Curitiba – PR
  • Telefone: (41) 3363-3764

Outras Informações:

Mapa de localização:

Mercado Municipal de Curitiba
4.8 (95.95%) 74 votos