O Museu de História Natural Curitiba, situado num Bosque remanescente de Floresta com Araucária na região urbana de Curitiba, é referência nacional na área de pesquisa zoológica, com importantes coleções científicas regionais e corpo técnico altamente qualificado, tendo sido credenciado pelo Ministério do Meio Ambiente como fiel depositário de amostras de componentes do patrimônio genético natural.

Além da pesquisa científica na área de zoologia, o museu mantém um setor expositivo aberto à comunidade, onde também é realizado um trabalho de Educação Ambiental para atender escolas da região.

Museu de História Natural Curitiba

As visitas ocorrem ao longo de duas exposições: uma exposição interna denominada “Ecossistemas Brasileiros”, onde dioramas, animais taxidermizados e plantas desidratadas compõem os principais ambientes brasileiros representados no Paraná, e uma exposição externa “No Caminho das Araucárias”, composta por vitrines e painéis dispostos ao longo de uma passarela elevada que percorre o interior do bosque. Utilizando elementos naturais, essa exposição é totalmente voltada à sensibilização quanto à conservação da Floresta com Araucária, que se encontra ameaçada de desaparecimento em toda a sua área de ocorrência.

Museu de História Natural Curitiba Jardim Zoológico

O Museu não comporta nenhum Jardim Zoológico. O que existe no Museu de História Natural são Coleções zoológicas, que são:

  • As coleções zoológicas são amostras de organismos preservadas com finalidade de documentar a biodiversidade.
  • As coleções têm o objetivo de registrar, compreender, e educar a sociedade sobre a vida no planeta.
  • As coleções científicas do MHNCI são testemunho da biodiversidade regional e suporte imprescindível para pesquisas biológicas. Os acervos compreendem milhares de lotes de exemplares da fauna, incluindo tipos, exemplares raros e até mesmo animais regionalmente extintos pela ação humana.
  • As coleções contribuem também para a formação de recursos humanos especializados, visando o desenvolvimento das ciências e de novas tecnologias.
  • A importância das coleções científicas foi reforçada pela Convenção sobre a Diversidade Biológica, que determinou como importante a manutenção e a organização dos dados de biodiversidade armazenados.

Museu de História Natural Fotos

Museu de História Natural Fotos

Horário de Funcionamento Museu de História Natural Capão da Imbuia em Curitiba

  • Terça a Domingo das 09h às 17h

Onde fica, Endereço e Telefone Museu de História Natural Capão da Imbuia em Curitiba

  • R. Prof. Nivaldo Braga, 1369 – Capão da Imbuia – Curitiba – PR
  • Telefone: (41) 3313-5481

Outras informações e site

Mapa de localização

Museu de História Natural Curitiba
Rate this post